domingo, 16 de marzo de 2008

por que ser antimperialista!!!

Porque apelo aos boicotes dos produtos dos EUA
- Por cada produto dos EUA que se compra, seja produzido directamente nos EUA ou sobre licença noutro país, uma percentagem do dinheiro serve para apoiar a máquina de guerra dos EUA. Esta máquina serve para criar, à força, novos mercados para os seus produtos. Desde o fim da segunda guerra mundial, os EUA têm estado em guerra de expansão económica contínua. A recente Guerra no Iraque e a anunciada guerra contra o Irão e Síria são apenas as últimas etapas do imperialismo económico dos EUA. É o consumidor que tem nas mãos o poder para recusar comprar produtos dos EUA, recusar alimentar a sua máquina de guerra, responsável pela morte de milhões de pessoas, de El Salvador ao Vietname. Nunca nenhuma destas intervenções militares dos EUA resultou na instauração de uma democracia, e com frequência resulta na queda de um governo democrático, como no Chile, ou na divisão de uma país, como na Coreia.
- Ao comprar produtos dos EUA está-se a apoiar um país que condena à morte menores de 18 anos, que executa pessoas com deficiências mentais, que condena a prisão perpétua pessoas que roubaram sem violência bens inferiores a 150 euros.
- Ao comprar produtos americanos está-se a apoiar a economia de um país que não reconhece a estrangeiros, incluindo portugueses, qualquer tipo de direito perante a lei. Se o Governo dos EUA assim o decidir, um português a viver ou a visitar os EUA pode ser preso sem mandato judicial, não tem direito a ser presente a um juiz, não pode contactar a família, não tem direito a advogado, não tem direito a contactar a embaixada, não tem direito a uma acusação formal, não tem direito a tradução dos procedimentos contra si. O Governo dos EUA tem ainda direito a abrir o correio dos emigrantes sem autorização judicial e a monitorizar os seus telefones, correio electrónico e contas bancárias. Como seria se não fossem nossos aliados...
- Os EUA acabaram de instaurar um regime de registo obrigatório de emigrantes de países árabes, reminescente do registo judeu antes da segunda guerra mundial. Existe ainda uma lista negra arbitrária e não contestável para pessoas, cidadãos e emigrantes, que passam a estar proibidas de andar de avião.
- Os EUA não respeitam legislação internacional de ambiente, não respeitam a Organização Mundial de Comércio, impondo tarifas unilaterais e ilegais a produtos portugueses, não respeitam os tratados que assinaram de controle de armas químicas e biológicas e anti-balísticos, não respeitam os direitos dos presos de guerra, torturando-os e mantendo-os em condições sub-humanas, como se vê na Baía de Guantanamo.
- a economia do EUA tem usado o seu poder persuasivo, conferido por todos nós ao consumirmos os seus produtos, para forçar países a liberalizar a água e electricidade. Estes serviços são então comprados por empresas como a Enron, forçando tarifas altíssimas aos consumidores, levando a população mais carecida a não conseguir pagar e a perder o acesso a água potável e electricidade. Isto para que as empresas americanas possam enriquecer os seus quadros executivos.
- nos últimos 20 anos, o salário médio de um chefe executivo de uma empresa dos EUA cresceu de cerca de 20 vezes o salário médio dos trabalhadores para cerca de 1000 vezes o salário médio dos trabalhadores. O teu dinheiro e o meu dinheiro servem para pagar num mês a um chefe executivo aquilo que nos levaria mais de 80 anos a ganhar!




Boicote à Máquina de Guerra dos EUA
O Império Unido Americano encontra-se em nova fase de expansão. O objectivo? Novos mercados para os seus produtos. A Excursão Imperialista no Iraque já custou a vida a milhares de pessoas, inocentes triturados na máquina de produção em cadeia do armamento dos EUA. Tudo isto é possível porque os EUA possuem as maiores e mais caras forças armadas do mundo, financiadas por uma economia multinacional que precisa de mim e de si para comprar os seus produtos.
Na década de 1980, o Império Soviético foi à falência e em pouco tempo deixou de ser uma força activa de destabilização da paz mundial. O mesmo pode acontecer com o Império dos EUA. Basta que a sua economia falhe. Basta que nós deixemos de consumir, tanto quanto possível, os seus produtos. E não se deixe levar pela retórica barata de quem quer manter o status quo. Este é um boicote anti-imperialismo dos EUA, não um boicote anti-EUA. Ninguém diz que este boicote será fácil. O nosso dia-a-dia está de tal forma dependente de produtos dos EUA que em muitas situações é difícil encontrar alternativas. Nestas situações não desperdice energias. Boicote sempre que possível, mas não boicote o seu boicote por tentar ir mais longe do que o seu tempo e energias permitem. No entanto esta dependência deve ser um aviso. É perigoso estar dependente de um país tão unilateralista e servidor dos seus interesses, sem respeito pela lei internacional ou seus aliados.
Se conseguir trocar permanentemente um ou dois produtos de empresas dos EUA por outros de outra proveniência está já a dar um importante contributo. Faça o seu melhor.